A maneira que você se posiciona no ambiente de trabalho é seu principal cartão de visita para qualquer trabalho, tanto trabalhando bem ou quanto o mal. O seu comportamento negativo em Navio, apesar de achar que ninguém está vendo sua produtividade, diz que será um profissional de mentiras, sem compromisso e isso interferirá na sua avaliação final, para uma possível troca de posição ou até mesmo para ser bem visto pelos superiores. Já escolhendo o positivo, o profissional é respeitado e admirado e recebe um retorno positivo com o menor tempo.
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preparação de molho de tomate |
Como sou profissional da cozinha, cozinheiro, optei em respeitar a minha profissão mesmo sendo um trabalho supostamente temporário e "mal pago"(na função de 3º cozinheiro, mas pelo menos dá para fazer um pé de meia). A vida de cozinheiro é dura em terra, não recompensado monetariamente, fixo somente a cultura local ou mudanças de acordo com o período sazonal, já a vida de cozinheiro a bordo de navio de cruzeiro é duríssima, pois os primeiros desafios são contra o preconceito, adaptação cultural da diversidade de nacionalidades a sua volta e principalmente o preparo para mais de 3000 pessoas todos os dias nas três refeições básicas no minimo, sem falar no trabalho de 13 horas todos os dias sem ter as regras do ministério do trabalho aplicadas.
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Chicago round |
Um dos métodos de trabalho que aplico e todos achavam bem admirado no navio é o P.A. ( Plano de ataque), todos os passos realizados no dia era anotado e seguido a todos os dias referentes as anotações. Tenho um bloco de anotações até hoje de todos os dias da semana, por exemplo: na Quarta-feira, em Mykomos- Grécia, colocar no forno o rolleé di agnello no forno na temperatura x , tinha 25kg de pêra para descascar, colocar para cozer no vinho tinto e cortar para decoração da carne da noite, também montar o Chicago round e fazer o molho de tomate para o jantar, isso na parte da manhã.
Nessa lista de afazeres também contia porções, temperatura, duração da cocção, matérias utilizados e detalhamentos dos pratos da estação no almoço e jantar, como acompanhamentos, molho e decoração. Essa "frescura", marginalizado por muitos colegas, foi montado após uma critica do diretor da cozinha quando me perguntou qual o molho acompanhava a carne da minha estação e eu não soube responder, aquilo me deixou incomodado, pois o olhar dele foi de reprovação e depois disso resolvi mudar minha postura anotando todos os procedimentos. A partir dai comecei a montagem dos pratos de apresentação para o Chef e criticando os pratos das outras estações por está com o molho diferente, textura da cocção da proteína e entre outras coisas.
Ahhhh uma das coisas que fazemos em terra e fazemos mais intensamente a bordo é limpar. Como em toda cozinha a higienização é fundamental e a todo momento a estação é limpa com clorim e água e no fim do serviço limpo com sabão e enxaguada com água quente. Também tem o dia D, General Cleannig, o dia da limpeza geral na cozinha, onde por exemplo eu limpava os frigos removendo as borrachas de pressão, mesmo sem está "suja" visualmente, limpeza das vasilhas de condimentos do frigor (ervas, alhos, extrato de tomate...) e secos( farinhas, açúcar...), todos colocados na maquina de lavar para esterilizar nas altas temperaturas e limpos para uma inspeção no dia seguinte pelo FeB, uma especie de fiscal sanitário de todos os departamentos de alimentos, um profissional extremante critico e chato em relação a qualquer processo ligado ao alimento, muito importante esse papel, porem tem uns "carinhas" que incorporam os pop star "se achando" os perfeitinhos. Essa parte é muito importante pois coloca na realidade de muitos o que é ser um cozinheiro, não só pelo fato de cozinhar e sim pela responsabilidade da higiene e segurança alimentar ao qual deve se ter perante o serviço realizado, não basta achar que será que um dia será uma ANA MARIA BRAGA ou ALEX ATALA, porque até atras das cameras as pessoas podem encorporar a MARINETE e cair na faxina e virar uma EMPREGUETE.
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