sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Nervosismo pré embarque!



Faltando menos de 48 h para meu embarque estou muito nervoso. Garganta seca, dor de barriga, com medo e inseguro da loucura de enfrentar essa aventura e também feliz.
Arrumei todas as minhas trouxas e fui enviar por um tia tudo para casa de meus pais, nunca pensei que seriam tantas coisas, nesse processo arrumei também minha mala de viagem e quase quase não fechou. Muitas coisas que teria que levar  não estão nessa mala, tentei seguir  as instruções de colegas de blogg's mas não deu muito certo, a necessidade de uma pessoa consumista imperou  na montagem e deu dor de cabeça para fechar. Pensei em  N situações de utilização de roupas, sapatos, materiais de higiene e uso pessoal, mas já sabendo que terei  que retirar algumas peças de roupas para dá tudo certo. Ela já tem quase um mês em pré arrumação. Sofrimento viu!
Essa semana pude sentir o grande carinho que os amigos e colegas sentem por mim. Fui visitar minha amiga Isabel, uma mãe adotiva de quase 7 anos de adoção, visitei minha amada Profª Andrea e os queridos alunos dela de gastronomia básica (que amaram minha participação nas aulas práticas durante o semestre que tive que trancar e fui auxilia-los na prática) e fui aplaudido e felicitado para essa meu novo trabalho. Lagrimas caíram no momento da homenagem da profª  que chorava rios.
Hoje tenho a visita de minha irmã coração e o namorado onde estaremos indo jantar no Japa, despedida melhor que essa não há. Amanhã visita de meus pais, (minha mãe que com certeza irá chorar muito) e outros amigos.

Vou para o aeroporto seguindo as orientações da agência e depois é só rezar para tudo dá certo até o final do contrato.

Uffa !!!!! nem começou  e já estou querendo maisssssssss, só para sentir tudo isso novamente.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cansado!: resumo de uma maratona

Simples palavra que resumi o caminho que percorri e depois disso só tenho que falar: Cansado mais Feliz!!!

Corri atras da felicidade de viajar o mundo e trabalhar para caramba, larguei a faculdade, o trabalho fixo e a quebra do encanto do amor , viajei para  Rio de Janeiro, fiz amigos e ganhei conhecimentos,  fui bem vacinado, me senti um cachorrinho com pedigree. Fiz exames que  nunca tinha feito, fui examinado e esperei muito por essa nova aventura, sim, 3 meses de processos seletivo é fogo, graças a Deus os exames do coração estão em ordem.

Lembro como hoje o dia que fui pedir ajuda a Andréa (minha profª de Gastronomia e incentivadora) e tive apoio total, lembro do dia que pedi uma carta de referência de trabalho ao meu chefe e ele quase infartou, lembro das vacinas de anti tifoide que me enjoaram, lembro de minha amiga Aline, eterno amor fraternal, dizendo que estava nervosa e com medo exatamente quando eu estava e também de minha mãe disfarçando as lágrimas ao cair do olhar e ao mesmo tempo lembro da minha mãe espiritual de Fortaleza me enriqueceu de sabedoria e de fé. Fé essa que depositei em Irmã Dulce e no meu Sr. do Bonfim que me concedeu as mudanças, que nunca deixarei de reverenciá-los, lembro do olhar  alegre dos amigos ( poucos que sabiam) e do olhar surpreso dos invejosos, lembro de tudo que me fez acordar e me senti livre para viver uma vida além do horizonte da Baía de Todos os Santos.

Ahhh!!!! lembrei de ser cauteloso e guardar esse segredo à 7 chaves para não criar expectativas e me frustar ou acabar perdendo tudo pelo olho gordo alheio. Sabedoria que aprendemos na vida!

Será que é para minha felicidade mesmo?  Tenho fé que sim, se Deus me deu essa luz é porque quer me mostrar um caminho a ser seguido com mudanças, mas se não der certo, já tô feliz, pelo menos tentei e acreditei que era possível.

 Vamos que vamos!!! missão dada é missão comprida. Operação Costa Crociere!!!!!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vacina Anti tifoide: Cuidado para não rimar !

         Quando olhei a relação de vacinas obrigatórias para embarque fui logo atualizar minha vida, como não tinha mais a carteirinha de vacinação, tive que tomar todas do calendário brasileiro e a febre amarela, a de padrão internacional, atualizei essa no posto da ANVISA, para ter validade internacional e fiquei super tranquilo referente as vacinas. 
    Nas especificações dos exames lá constava a necessidade do envio dos documentos escaneados solicitados para ser preenchidos e também o envio da carteirinha nacional e internacional, entre as vacinas listadas estava a Anti tifoide, assustado liguei para a clínica e afirmaram a necessidade dessa vacinação pois teríamos roteiros decididos de acordo com a necessidade da Cia e que era melhor previnir do que pagar caro no embarque, já que era obrigatório. Meu médico tinha me informado que não teria necessidade por não estarmos em zona de risco e muito menos a Europa, continente ao qual fui informado que estarei nos próximos meses, mas como indicado fui me vacinar.  Aqui em Salvador ´uma das poucas capitais que tem disponível na rede pública, levantamento feito através dos colegas de outros estados, para minha sorte, só estava disponível a vacina via oral e que seria realizada em 3 dias alternados. Neste momento já estou na segunda dose e vou quarta para a terceira e última, tive náuseas e vontade de vomito, isso já tinha sido informado pela médica do posto, mas na segunda já estava legal.

Pesquisei umas informações porque é sempre importante saber onde estava me metendo para precisar tomar uma vacina dessas.

Febre tifoide tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi em alimentos ou água contaminada. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizada por sintomas proeminentes, sendo endêmica em países subdesenvolvidos.
Geralmente é transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada ou então pelo contato direto com a saliva do portador em um espirro, beijo ou compartilhamento de talheres e copos. É importante portanto separar talheres e copos para a pessoa infectada. Seu agente causador é classificado como uma bactéria de alta infectividade, baixa patogenicidade e altavirulência.
Começa a ser transmissível na primeira semana de infecção e continua até ser tratado adequadamente. Cerca de 10% dos doentes continuam eliminando bacilos até 3 meses após o início da doença.
A salmonela sobrevive 40 dias no esgoto, 2 semanas em laticínios e 4 semanas em ostras e mariscos contaminados, podendo ser encontrado também em algumas carnes, peixes e na água do mar.
A bactéria geralmente é espalhada através das fezes e urina de pessoas contaminadas, sendo portanto comum apenas em locais sem tratamento de água e esgoto adequado como a região Norte e Nordeste do Brasil.
Algumas pessoas infectadas podem não apresentar sintomas, ou apresentar apenas sintomas leves, mas continuam transmitindo a doença. Deixar os alimentos na geladeira ou no congelamento não é suficiente para matar as a bactéria.
Resumindo: quando for regularizar a carteira de vacinação solicite para não perder o embarque ou pagar (ela é bem cara).

Exames médicos: quase uma novela da SBT !!!

Após recebido a data de embarque logo em seguida chegou a data para os exames médicos e consulta. Em confirmação com  a  agência  minha data ficou marcada logo no dia de meu Sr. do Bonfim e como tinha que fazer meu roteiro de agradecimentos pelo ano de 2013 entrei em contato com a central da clinica indicada, fui bem atendido e atenciosamente consegui  trocar para o dia seguinte.
Não faça isso antes do exame, corre o risco de ter que voltar no dia seguinte.
Fui agradecer ao Sr. do Bonfim e no dia seguinte fui fazer o ritual de coleta e todos os procedimentos que informaram para realizar. Coletei o nº 1, o nº 2 e também a secreção do tórax, catarro, ahhhhh sem falar que para o exame tive que sair com a boca sem escovar os dentes, terrível a sensação de sair sem executar essa função matinal.
Cheguei na clinica  e a recepcionista me pediu para aguardar,  10, 15, 20, 30 min, não aguentei mais, (gordinho com fome é problema) e fui perguntar: tá acontecendo algo de errado? a doce recepcionista me responde que estava aguardando um e mail da central pois não estava disponível para realizar o procedimento, fiquei puto! aguardei mais um pouco, vai que eu faça os exames e acontece algo??? (mente maquiavélica, lógico que não aconteceria nada), nessa de esperar entrei em contato com a central por telefone e consegui falar com uma pessoa mais simpática, relatei tudo e ela entrou em contato com a clinica e resolveram adiar meus exames. Fumaçando voltei para casa e fui relatar todo o meu roteiro para minha agência que por sua vez entrou em contato com a central da clinica para solucionar meu caso. Obtive resposta somente na segunda pela tarde onde a central me ligou dizendo que estava tentando realizar meus exames aqui em Salvador, mas estava difícil e deu 2 opções: ou Rio de Janeiro ou Recife. Eu querendo matar alguém sem poder, implorei para realizar aqui, pois passagens de ultima hora custaria muito caro e seria um investimento sem retorno e também sem necessidade, já que na minha cidade tinha clinicas de alta capacidade de realizar exames laboratórias. Hoje ainda vão me ligar para informar sobre onde estarei fazendo os exames mais caros de minha vida! To até me sentindo importante em realizar tão longe de casa.

Moral da história: antes de esperar a data chegar solicite informações sobre a clinica de realização dos exames, você poderá se programar psicologicamente para abrir seu bolso ou não.

domingo, 19 de janeiro de 2014

A tão sonhada data de Embarque

 Recebi uma proposta d troca de Cia pela agência, era para trabalhar na Ibero Cruzeiros, como não tinha segurança em fazer essa troca fui consultar os amigos. Fui informado que não seria uma boa troca e fiquei muito mais ansioso e nervoso. Será que tinha que aceitar essa proposta? será que minha data da Costa iria chegar antes do fim da temporada Brasileira? Será que perderei a minha oportunidade? Tantas dúvidas que resolvi segui o conselho de minha professora Andréa, estava do meu lado quando recebi o e mail e também a primeira a saber de tudo, segui o coração e não aceitei, até porque queria embarcar com meus amigos na Costa.  Sofrimento, quem já passou por isso sabe bem do que estou falando!
A resposta negativa gerou uma procupação muito grande pensei nos investimentos, no meu trabalho que já tinha pedido demissão, na faculdade que tranquei, no fim do relacioanamento, enfim, tudo! Mas cinco dias depois recebi o danado do e mail:
ENFIM, RECEBEMOS A TÃO ESPERANDA DATA DE EMBARQUE!!!!
Vocês acham que pulei de felicidade? aff maria!!!!! eu pulei, cantei, sambei, sorrir feito criança, fiz tudo!!!!!! pense uma criança quando ganha do pai um sorvete do bom na praia num Sol de rachar em pleno meio dia antes do almoço? esse era eu!!!!! contei para todos os amigos e parentes e depois disso só veio a dor de barriga. Era uma data muito perto e só tinha 20 dias para arrumar tudo para sair de minha casa e voltar para casa de meus pais, deixar tudo arrumado e fazer os exames! É fogo sair da casa onde mora e guardar tudo na casa dos pais no interior, SE VIRA NOS TRINTA do Fastão!!!
Mas nervoso foi saber que em dois diasde embarque um amigo desistiu de trabalhar alegando muito trabalho. Será que é pior que minha rotina em terra com jornada parecida ou seria a falta do costume do colega trabalhar? Todos nós ficamos tristes e assustados mas sei que terei  a Alê e o Sapé para segurar a mão e aguentar tudo e fazer um EXCELLENT contrato.


sábado, 18 de janeiro de 2014

A espera de um Embarque!!!!

Depois de uma chegada tumultuada em casa, esperando carinho, saudades e curiosidades das novas boas, tive  uma decepção. Relacionamento acabado por ciumes e por besteiras. Passei a página e escrevi: quero minha data. Muito sofrido a espera, tudo o que chegava de informação nova deixa mais ansioso. Algum dos  amigos receberam as datas e ficava cada vez mais desesperador. Primeiro foi o Pochat, depois Alê e o Marcio e nada de minha data. Sofri bastante e nada mas rolava nas redes com os amigos, a conversa via whatsapp e facebook era só essa. Aconselho aos novos candidatos a add grupos de tripulantes no face, foi um termomêtro que tive para saber algo sobre datas e mais informações.
Sofrimento que só acabou no meio de Janeiro. Graças a Deus Minha data chegou. (próximo post0

Aniversário em grande estilo e com muita vergonha!!!!

O curso do STCW foi finalzinho de novembro!!!! Precisamente no meu aniversário.  Muita folia ao termino do curso e para terminar em grande estilo a maior parte da sala foi para um barzinho na Rua do Lavrario ( acho que é isso), uma famosa rua no centro da cidade que tem vários barzinhos. Reunião e muita felicidade com fim dessa longa estadia no Rio de Janeiro. E para meu desespero, e quem me conhece sabe, todos os filhos das p..... CHAMARAM A ATENÇÃO para meus parabéns em público e como perceberam que estava morrendo de vergonha ai sim  que intensificavam. Só nesse barzinho foram uns 10 parabéns,  na rua a caminho da Lapa foram mais umas 5 vezes, onde gari, vendedor de loja, vendedor ambulante, morador de rua e outras pessoas cantavam e batia palmas. No nosso último barzinho da noite mais umas 10 vezes. Nunca fui tão comemorado, gostei apesar da vergonha que tive em todos os pontos do centro, me senti muito constrangido e ao mesmo tempo abraçado pelos amigos que fiz e que espero poder levar para o resto da vida!!!!

Investimento alto e novos amigos.

2ª parte

Curso do RFE - Ready for Excellence

Essa parte também é realizado em uma semana  no período da manhã e tarde, desta vez toda ministrada em Inglês e provas também no mesmo idioma. O momento mais tensos para mim. Este treinamento contém informações de suma importância á respeito da política da empresa, regras, segurança, responsabilidades, e a importância de exercer um trabalho de excelência, seguindo os padrões da companhia. 
Recebidos por uma instrutora e ex tripulante, foi nosso primeiro contato com alguém da Cia. Uma  linda e loira, que por sinal bem parecida com a atriz do filme 'Lealmente loira", mas que mostrou uma postura de Sargento militar, porem muito simpáticaRecomendações sobre horários, disciplina nas vestes e outras importantes ações que estaríamos sendo avaliados e recebendo "warning" caso saísse da linha, o que para quem trabalha em Cruzeiros é o que traumatiza.
As informações foi "EXCELLENT" e as provas apesar de ser toda em inglês foram fáceis, para quem se dedicou todas as noites como eu. Na primeira prova com 50 questões, era obrigatório acertar 35 e com o coração na mão acertei 38  e a outra num total de 20 questões acertei 19. Ufffaaaaa Passei!!!!!ai foi comemorar  e voltar para casa e esperar a data de embarque.
Novos colegas também chegando em particular as amadas Fernandinha e Cris a Aeromoça, que depois de uma semana de vida solitária no Hostel encontrei às duas para caminhar até o curso e estudar um pouco nas noites.
Para finalizar em grande estilo e com um "EXCELLENT" : 'PLAYSTATION 'PLAYSTATION'PLAYSTATION 'PLAYSTATION'PLAYSTATION KKKKKKKKKK  Vão me entender que já passou por uma aula com essa instrutora.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Investimento alto e novos amigos.


Depois de realizar as entrevistas com a agência e com a companhia vieram às datas de cursos de STCW e CFPN, obrigatório para quem trabalha em navios e o curso da RFE especifico para futuros tripulantes da Costa Crociere, duas semanas na cidade Maravilhosa com todas as despesas pagas diretamente do meu bolso.

1ª parte:
Realizei o curso do STCW e o novo curso, CFPN pela empresa Rio ship indicado pela agência, infelizmente pelo prazo dado para realização dos cursos e pelo novo curso que seria solicitado  pela Marinha a partir de 01 de janeiro de 2014 tive que realizar o curso lá, em Salvador têm escolas credenciadas porem como o curso era novo a empresa daqui ainda não tinha oficializado e recebido o aval de homologação. O curso custou R$ 1250,00 para pagamentos em cartão de credito, facilitados em parcelas e para pagamentos em espécie R$ 1100,00, isso  porque ainda não tinha sido lançado uma tabela para o novo curso. Uma semana de conhecimentos especifico e muita informação para ser aprendido, mas nada difícil.
Numa manhã chuvosa, sem guarda chuva e sem ter ainda um mapa traçado na cabeça das direções do curso, peguei um taxi até a sede da Rio ship e logo que cheguei encontrei os colegas numa fila indiana na frente do prédio esperando abrir e ser chamados, me senti um militar a espera do plano a ser comprido. Como sempre cheguei calado e continuei calado, mas na esperança de alguém procurar conversa para iniciar um vínculo de comunicação. Atrás de mim, que me recordo, estava o Adonis, Deivison, o D’Black ,  Fernando, o Sapé e   Rodrigo, o Hassum (ou pato pai, que ele adora kkkk) apelidos credenciados pelos portes físicos ou por parecerem com alguém famoso.  Nem tivemos tempo para conversar, fomos todos para a sala de aula, preenchemos os formulários de cadastro do curso e logo em seguida encaminhados para um novo endereço, foi a partir dessa caminhada que fui conhecendo o pessoal e criando um vinculo maior de amizade.  Chegamos ao novo endereço e como éramos muitos não tinha  capacidade real de ficar na sede do curso, cerca de 40 pessoas, muitos cariocas, mas tinha representantes de Minas, Espírito Santo, Maceió, Paraíba, Manaus e Bahia, todos com o mesmo sonho de mudar de vida e embarcar nessa nossa aventura, uns com o objetivo de ganhar dinheiro, outros querendo desaparecer da realidade que têm, outros querendo cair na folia e outros como eu, querendo ganhar experiência e conseguir quem sabe fazer um curso do exterior.


O curso mostra teoria e prática, todos os procedimentos de segurança e emergências, primeiro socorros (só teórico, o que é lamentável), partes do navio, siglas e legislação náutica, entre outras particularidades que não me lembro no momento. A parte da prática foi no segundo dia, achei terrível porque estava frio, mas foi bem produtivo. Dia chuvoso tivemos que pegar um ônibus locado para nos levar para fora da cidade em direção a Niterói e outra cidade que não me lembro, primeira parte do fogo, numa empresa de extintores em um centro de treinamento, combatemos incêndios de classes A, B, C e D usando os equipamentos específicos e depois um trabalho em grupo para pagar um fogaréu com mangueiras.  Difícil somente controlar o nível da água através dos comandos do instrutor, muita água, pouca força e equilíbrio, mas conseguimos apagar o fogo com êxito.
Segunda parte a pior de todas, água. Depois do almoço fomos direto para Niterói, trocamos de roupa e fomos para piscina, primeiro ouvimos as instruções sobre os procedimentos e logo em seguida um aquecimento/ alongamento e água, nadamos com o colete salva vidas, de costas e logo em seguida o trampolim, 3 metros de altura que olhando de baixo era um nada, mas de cima a coragem faltou. Terrível sensação de se jogar! Pensava que não era necessário aquilo, queria desisti e se em uma situação real será que me jogaria de um lugar acima de 17 metros? (tamanho médio do ponto básico para se jogar ao mar em situações necessárias), respirei fundo, fechei e apertei os olhos e me joguei como instruído, sensação apavorante que nunca quero utilizar, mas com a força e fé consegui realizar.
Já com uma afinidade e aproximações, fiz amizades com uma galera muito louca, tinham famosos como Pochat, Hassun, Maria Lucia, Donatelo, D’ Black, Ben 10 outros mais simples e carinhosos, como Gaby, Alê e Carol, também os representantes de estado como a Pernambucana que  se tornou Paraíba, o Carioca que se tornou Capixaba e eu o Bahia. O amigão Sapé até hoje não entendi o motivo desse apelido, mas todos nós já tínhamos perdido a  identidade e entre nós só rolava os codinomes, foi através dessa união que surgiu o nosso grupo Chá de fita, nome sem explicações. Kkkkkkk Muitoooo bom fazer amigos, sensação de renovação. Depois de outras historias aparecem Jesus e Judas (depois explico). Kkkkkkkkkkkkkkk
Ao fim do curso fizemos as provas e já aprovados aproveitamos o fim de tarde para comemorar, nos  bares da cidade maravilhosaaaaaa!!!!!!




sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

2ª entrevista: Cia de indicação da agência



O momento mais difícil. Depois de estudar o que foi enviado procurei na net perguntas frequentes, experiências de outros candidatos, curiosidades do mundo dos cruzeiros, tudo isso para me certificar  que estava entrando  no lugar certo e na hora certa, para não perder meu tempo e nem de minha entrevistadora . Fiz várias colinhas todas em inglês, colei na parede para não me perder no que tinha estudado, pois me dediquei muito, mas sabia que com toda a pressão do falar correto o que iria ser perguntado me deixava a mercê de falar besteiras ou tudo errado.
No momento da entrevista estava sentado na frente do tablet com uma roupa social toda fechada, tremendo feito bambu verde e com litros de água para parar a secura  da boca. Morrendo de medo, mas de novo me joguei. Uma entrevistadora bem dinâmica, descontraída, com isso me deixou bem à vontade, perguntou sobre meus trabalhos anteriores, experiências e sobre meus planos para com a Cia, falei sobre meus objetivos e o que desejava com essa oportunidade. A cola não funcionou para nada, os olhos estavam meio nublados e não enxergavam nada, mas passei no brilho dos olhos a vontade de trabalhar e viver essa loucura toda. Já de cara ela me informou que tinha gostado do meu curriculum e de minhas experiências de trabalho e como estava fazendo faculdade de gastronomia à mesma me ofereceu uma troca para trabalhar como 3rd cook. O frio na barriga se tornou um  geladeira, pois a troca me deixava mas nervoso pelo fato de saber desta vez, termos e procedimento no idioma universal, ela tentou me incentivar pedindo para ter um dicionário relacionado a gastronomia inglês português,fiquei com medo mas como sou persistente e BRASILEIRO, aceitei o desafio (lógico que estou devorando o dicionário para não fazer feio) e assim depois de 22 minutos de conversa ela desligou e eu pulei de felicidade. Desta vez corri para contar minha amiga Stefanie e minha incentivadora em todo o processo, a Profª Andrea.
Estou usando esse aqui, barato e bem pratico.
Nunca fiquei tão nervoso e tão alegre na minha vida por passar numa seleção de trabalho.
No dia seguinte no finalzinho da tarde recebi a confirmação oficial através da agência com os passos seguintes e datas de cursos e a troca de função assim como a entrevistadora tinha me informado. Até o salário aumentou para o cargo, o que meu bolso e poupança agradeceram muito.



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Primeira entrevista



Passado a primeira etapa de análise de currículo pela agência foi marcada a primeira entrevista, solicitado por ela assisti um vídeo de apresentação do que é um trabalho a bordo, posições e categorias que poderia ser encaixado e também foi solicitado o envio de um currículo em inglês e que enviasse uma conta de skype para através deste mecanismo a entrevista acontecesse como se fosse presencial. Sou meio das cavernas e essa nova forma pareceu bem estranho até porque no mundo que vivemos acreditar em uma pessoa que você nunca teve contato ao vivo, sem um aperto de mão, um olho no olho mais próximo se torna meio louco, mas me joguei.
 Entrevista marcada para 9:30 da manhã e acabei me perdendo no horário por conta do danado horário de verão. Tinha me programado para escapulir do trabalho no momento que tinha reservado, mas quando me lembrei do horário de corno, como aqui em Salvador o povo fala, corri para meu quarto troquei de roupa e chamei o entrevistador informando que por conta do inicio do novo horário ocorreu equívocos  com o tempo,  como aqui na Bahia não entra nesse período, então fica muito fácil de se criar confusões no inicio e final desse tumultuado período do ano. Ele me atendeu bem solicito e começamos a entrevista. Muita expectativa e suando frio fui até o final da conversa com um entrevistador da agência, muito gente boa. Perguntas básicas sobre idade, data de aniversário, formação e experiências de trabalho foram todas realizadas em inglês e respondidas com um pouco de medo de errar e ser desclassificado, mas no meio da entrevista ele pediu para ficar tranquilo e responder em português as próximas perguntas. Questionado sobre valores que almejado e posição que achava que poderia concorrer ao trabalho, humildemente respondi que desejava naquele momento trabalhar no crew restaurant, trabalho diretamente no buffet de tripulantes e que não exigia muito outro idioma, somente o básico para  não se perder e com um salário razoável, mas sabia que com meu trabalho iria consegui algo melhor numa próxima oportunidade ou até no mesmo contrato. Finalizado assim a conversa de menos de 5 minutos fiquei aguardando uma resposta. Para as poucas pessoas que sabiam de (2 a 3 pessoas) eu já comentava que tinha perdido pelo nervosismo e falta de segurança, senti isso no momento da entrevista, e como não aguentava mais trabalhar no trabalho estaria procurando outro job.  Já de tarde  no trabalho recebi um email da Infinity, demorei uns 30 minutos  antes de abri, rezei, quase chorei, isso tudo antes de abrir, criei coragem e abri, a resposta foi positiva e só queria pular de felicidade e contar para alguém, mas me contive e internalizei essa felicidade para não criar uma expectativa  nas outras pessoas, também como o povo mais velho fala: feijão que todo mundo bota a mão azeda fácil, então me guardei .
No dia seguinte recebi outro email com minha posição e salário, também contia uma apostila de vida a bordo de uma forma geral, um Application Costa, um formulário da Cia., um dicionário com áudio em inglês, português e italiano, para aprender, pois seria colocado em questão na próxima etapa.  A pior das partes do solicitado foi o envio de fotos de corpo inteiro de frente e verso (detalharei depois esse capitulo) e cartas de referencias, não queria que meu atual chefe soubesse de minha possível saída, até porque trabalho como gerente de uma pequena pousada e o período de novembro até o final do carnaval é um período de muita movimentação e minha saída seria bem complicada, mas precisava de um novo trampo.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Al mare ...

Explicação para uma louca vida on board.

Sempre tive a vontade de viajar o mundo todo com o intuito de alimentar a alma de conhecimentos, culturas e lembranças de algo interessante, mas  a alma do bolso nunca teve dinheiro  para fazer esse feito. Anos atrás Assisti no Fantástico " A fantástica Volta ao mundo realizado pelo Zeca Camargo e ficava louco para realizar esse feito e como não  trabalho na Globo e nem sou jornalista conceituado me conformei em estudar Turismo e ralar muito para conhecer um pouco de minha própria cultura, HUMILDEMENTE um roteiro brasileiro, que por sinal muito mas encantador que outros lugares que vi nas reportagens.
Mas como a vida dá voltas encontrei um caminho para realizar essa aventura.
Em uma palestra na faculdade de Turismo, tivemos uma visita de um ex aluno da casa que estava embarcado num navio de cruzeiros, em sua  apresentação expôs suas viagens, conquistas e posições de trabalho que realizou, meus olhos brilharam mas .... tinha o I N G L Ê S  P A R A   E M P A T A R  O        S A M B A  . No fim do mesmo ano vi uma notinha no jornal local avisando uma seleção para trabalho a bordo e isso me encantava demais, porem meu desespero era o danado do inglês que não sou fã. Esse anuncio me chamava todos os anos desde quando me formei, mas nunca tive coragem de enfrentar nessa agência na cara limpa por não dominar a língua.
Já tinha até esquecido essa história de trabalhar a bordo, mas no ano passado um amigo me insistiu  e disse que era para tentar e foi ai que consegui uma resposta a essa dúvida. No dia 09 de outubro de 2013 passei na primeira fase, analise de curriculum ( lógico, quem não queria um formado em turismo, especialista em eventos e estudante de gastronomia?) , segunda fase, entrevista via skype com a agência Infinity, entrevista essa toda em inglês,  que passei e uma semana depois entrevista com a companhia, mais nervoso por está falando diretamente com a cia ( em inglês), mas passei com uma troca de posição por glórias. Nesse exato momento depois de cursos, testes, gastos enormes, nervosismo, novos amigos, dores de barriga de minha mãe (ela acha que todo navio é o Titanic) e discórdia no relacionamento estou esperando minha data de embarque. Mais para frente contarei em detalhes sobre como cheguei até lá e como está sendo essa viagem com muito trabalho , alegrias, tristezas, saudades, surtos, vontades e aprendizados que levarei para a vida. Espero que possa ajudar aos futuros sonhadores crew como eu. Boa leitura!!!.